BLOG DO LUIZ

Posso engravidar tomando remédios psiquiátricos?

A decisão de engravidar é um momento muito importante para toda família, mas o que acontece quando a pessoa que deseja gestar faz uso de medicações psicotrópicas? É seguro engravidar? Devo parar as medicações? O primeiro passo é procurar seu psiquiatra e discutir as opções. Juntos, vocês discutirão as opções terapêuticas. Na maior parte dos casos, haverá de se avaliar os riscos e os benefícios da medicação em questão, pois, muitas vezes, o risco de suspender as medicações supera os riscos gestacionais causados por ela. Caso o uso da medicação seja incompatível com a gestação, a mesma poderá ser trocada por outra com perfil mais seguro para o bebê. O ideal é procurar o psiquiatra antes de começar a tentar engravidar, pois algumas medicações podem demorar a sair do seu corpo ou precisam ser retiradas gradualmente. Pessoas que fazem uso de substâncias não prescritas por um médico, como álcool, cigarro (inclusive eletrônico) ou drogas ilícitas são orientadas a suspender o uso das substâncias em questão antes de qualquer coisa, visto que: até mesmo pequenas doses de álcool ou outras drogas podem ser prejudiciais ao feto e a pessoa pode não perceber que está grávida durante as primeiras semanas de gestação. Caso descubra gestação e ainda esteja fazendo uso de alguma medicação, procure o psiquiatra imediatamente antes de decidir suspendê-la.

CONSULTA COM

Dr. Luiz Guilherme